Grupo Beribazu




O Grupo de Capoeira Beribazu foi fundado em 11 de agosto de 1972, no Distrito Federal pelo Mestre Zulu. Atualmente existem núcleos do Grupo espalhados pelo país e em diversas regiões do mundo. 
O Grupo Beribazu tem como lema o binômio "Arte-Luta" e procura elaborar uma síntese que busca a superação da divisão: Capoeira Angola e a Capoeira Regional, procurando difundir a capoeira da forma mais abrangente possível, através da análise crítica dos seus valores histórico- culturais. 
Por intermédio do estudo e da prática da capoeira, o Grupo Beribazu tem como objetivo principal contribuir para a formação integral do ser humano e conceber a capoeira como um instrumento relevante no processo de aprendizagem social e no exercício crítico da cidadania. 
O crescimento e a disseminação da capoeira nos últimos anos têm exigido dos praticantes um compromisso concreto com a sua valorização e é dentro dessa perspectiva que o Grupo Beribazu vem implementando suas metas. 
O Grupo Beribazu já produziu dois CDs com cânticos inéditos compostos por seus integrantes e também um livro sobre a sua história. Atualmente o Grupo Beribazu é regido juridicamente por um estatuto que define seus objetivos e orienta suas ações. As deliberações são tomadas por assembléias do Conselho de Mestres. O Grupo possui ainda um Código de Ética que visa contribuir com as normas de conduta do capoeira Beribazu e proporcionar uma maior integração entre os seus componentes.

História da Capoeira em Taguatinga


O Grupo de Capoeira Beribazu chegou em Taguatinga - DF, em 1985, quando José Luiz Cirqueira Falcão, mais conhecido como Mestre Falcão, implantou o Centro de Aprendizagem de Capoeira (CAC), com o objetivo de ampliar o leque de opções existentes, até então, na prática desportiva escolar da Fundação Educacional.
Naquela época o CAC funcionou primeiramente, no Centro de Ensino nº. 03, passando pelo Clube Primavera e, finalmente, encerrando suas atividades em 1995 no Parque Vivencial de Taguatinga. Esse núcleo também contou com colaboração da Academia Falcão, onde aconteciam aulas e rodas de capoeira diariamente.
Pelas mãos do Mestre, passaram milhares de alunos, alguns seguiram caminhos diferentes enquanto outros o seguem até hoje. Atualmente, Mestre Falcão, conta com ramificações de seu trabalho em outros estados e até no exterior.
Durante essa jornada, o Núcleo de Capoeira Beribazu de Taguatinga, participou de eventos de âmbito Nacional, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEB´s), onde vários alunos obtiveram grandes conquistas, por outro lado, também realizou grandes eventos, como a Exposição do CAC de Taguatinga: 05 Anos de Luta, em 1990, que expôs no Alameda Shopping, fotos, vídeos e muitas apresentações em uma semana.
Como resultado desse processo, nesses anos de muita capoeiragem, várias pessoas se profissionalizaram nesta arte-luta, dentre eles, Mestre Maxwel (Inglaterra), Mestre Nanã (Florianópolis), Mestre Bill (DF), Mestre Léo Borges (DF), Mestrando Assis (DF), Mestre Chiquinho (Florianópolis), Mestre Kiko (DF), Mestre Fabinho (Valparaíso) e vários instrutores, monitores e estagiários. 
Em 1996, Mestre Falcão se mudou de Taguatinga para a Ilha da Magia (Florianópolis-SC), onde atuou como Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, na graduação e na pós-graduação. É integrante do Grupo de Estudos da Capoeira (GECA) e do Núcleo de Estudos Pedagógicos da Educação Física (NEPEF), e ainda atua como Sócio Pesquisador do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Atualmente reside em Goiânia-GO e é Professor Ajunto da Universidade de Goiás.

Taguatinga se despediu do Mestre, mas logo depois recebeu um outro, formado segundo a sua filosofia e os seus ensinamentos. Estamos falando de Manoel Messias da Cruz Gonçalves (Mestre Bill), que hoje, com o Centro Cultural Beribazu criado por ele, dá continuidade à labuta e à capoeiragem iniciada pelo Mestre Falcão na cidade.





Postagens mais visitadas deste blog

Núcleo CCB incentiva Projetos Sociais

Roda Mensal

Intercâmbio Beribazu, Brasília e Entorno